quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PhI, o número de ouro



A ideia de sermos parte de um todo parece cada vez mais forte, principalmente quando nos deparamos com razões matemáticas presentes no uno e no verso. Uma dessas razões é o numero phi 1,618 um-ponto-seis-um-oito.
PHI deriva da seqüência Fibonacci, uma seqüência famosa não só pela soma de dois termos adjacentes ser igual ao termo seguinte, mas também pelos quocientes de dois termos adjacentes terem a surpreendente propriedade de se aproximarem de 1,618: PHI!.
A despeito da aparente origem místico-matemática extraordinária do número PHI, é o seu papel como elemento constitutivo fundamental da natureza. Plantas, animais e até seres humanos, todos possuem propriedades dimensionais que obedecem com uma espantosa exatidão à razão de PHI para 1.
A ubiqüidade do número PHI na natureza excede claramente a coincidência, e por isso os Antigos assumiram que tinha sido preordenado pelo Criador do Universo. Os primeiros cientistas chamavam a um-ponto-seis-um-oito a Proporção Divina.
Quando os Antigos descobriram o número PHI, tiveram a certeza de que tinham encontrado o ‘tijolo’ que Deus usara para construir o mundo, e veneraram a natureza por causa disso. A mão de Deus é evidente na natureza, e ainda hoje subsistem religiões pagãs que adoram a Mãe-Terra.*Muitos hieróglifos têm proporções baseadas no número de ouro. Os Egípcios utilizavam o número de ouro para que fosse mais fácil que todos conseguissem escrever de acordo com as mesmas proporções.
              *As sementes de girassol crescem em espirais opostas. a razão entre o diâmetro
             Da mesma maneira a semelhança........



              DA VINCI, o Código.. passagens..

MISTÉRIOS DO NÚMERO DE OURO.


*Se dividir o número de fêmeas pelo número de machos em qualquer colméia do mundo o resultado será = a 1,618 (Phi) .

*Medindo a distância do topo da cabeça até ao chão. Então dividindo esse valor pelo da distância do umbigo até ao chão = PHI. 1,618.

*Medindo a distância do ombro às pontas dos dedos, e então dividindo-a pela distância do cotovelo às pontas dos dedos. Outra vez PHI.

*Articulação dos dedos das mãos. Dos pés. Divisões espinais. PHI, PHI, PHI.

*Nas folhas de uma planta. Elas são arranjadas de forma espiral ao longo do galho, não impedindo a luz do sol em nenhuma das folhas. A soma dos dois primeiros passos da espiral, começando do topo é igual ao tamanho do próximo passo, por exemplo, A+B=C, B+C=D, etc

*A Pirâmide de Quéops e a seção áurea. No inicio da construção da grande pirâmide, foi fixado sua orientação segundo a constelação da Mão de Touro (hoje Ursa Maior) estabelecendo uma linha em ângulo reto em relação a ela por meio de um retângulo 3:4:5, a partir dele, esboçavam todo o Templo. Os Egípcios consideravam o número de ouro sagrado, tendo uma importância extrema na sua religião, e chamavam-no não de número de ouro, mas sim de "número sagrado".
* Um dos quadros mais célebres de Leonardo da Vinci: Mona Lisa, pintado em, aproximadamente 1505, feito em madeira, 77 x ..53 cm, Paris, Louvre. Também contém o número de Ouro, ou melhor, o retângulo de Ouro.
*O triângulo áureo é encontrado no "pentagrama místico". A partir do triângulo áureo podemos desenhar uma espiral logarítmica.
de cada rotação e o seguinte = PHI .

*Náutilo. Um molusco cefalópode que bombeia gás para dentro da concha compartimentada a fim de regular a flutuabilidade. razão entre o diâmetro de cada espiral e o da seguinte = PHI.

*O número PHI aparecia na estrutura organizacional das sonatas de Mozart, na 5ª Sinfonia de Beethoven, nas obras de Bartók, Debussy e Schubert. O número PHI fora inclusivamente usado por Stradivarius para calcular a localização exata dos espelhos dos seus famosos violinos.

Do número nasce a proporção........
Da proporção se segue à consonância ........

A consonância causa deleitação ........

A nenhum sentido apraz a dissonância ........

Unidade, igualdade e semelhança ........

São princípios do contentamento........

Em todos os sentidos o experimento........

A alma na unidade glória alcança........

Em todas as quantidades a igualdade ........

E a perfeição remota ou a mais chegada........

Segundo a natural autoridade........

E assim esta nas qualidades assentada........

Diva de ser sentida e contemplada........ 

(Vasco Graça Moura, Camões e a Divina Proporção).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...